A TROCA DE FLUIDO DO CÂMBIO AUTOMÁTICO É CARA?

A TROCA DE FLUIDO DO CÂMBIO AUTOMÁTICO É CARA?

Além do motor, a transmissão é a parte mais cara do seu veículo. E, como o óleo do motor , o fluido da transmissão requer substituição periódica . Muitas transmissões automáticas também possuem um filtro interno que precisa ser substituído junto com o fluido.

O fluido de transmissão tem várias responsabilidades:

  • Transferir pressão e força hidráulicas para os componentes internos da transmissão

  • Ajude a reduzir o atrito

  • Transfira o excesso de calor dos componentes de alta temperatura

  • Lubrifique os componentes internos da transmissão

A principal ameaça ao fluido de transmissão automática é o calor. Mesmo que a transmissão seja mantida na temperatura operacional adequada, a operação normal das peças internas ainda gera calor. Isso quebra o fluido ao longo do tempo e pode causar goma e verniz. Isso pode levar a degola das válvulas, aumento da quebra de fluidos, contaminação e danos à transmissão.

Por esse motivo, é importante trocar o fluido de transmissão de acordo com o intervalo de tempo listado no manual do proprietário. Isso geralmente ocorre a cada 2 a 3 anos ou 40.000 a 60.000 quilometros. Se o veículo tiver uso intenso e frequente, como reboque, o fluido deverá ser trocado uma vez por ano.

As etapas a seguir mostram como substituir o fluido de transmissão em uma transmissão convencional com uma vareta medidora de nível.

  • Nota : Muitos veículos novos não possuem varetas. Eles também podem ter procedimentos de serviço complicados ou ser selados e completamente inacessíveis.

Para atender sua transmissão com segurança e eficiência, você precisa de alguns itens, além das ferramentas e manuais básicos.

Materiais necessários:

  • Macaco e cavaletes

  • Bandeja de drenagem de óleo

  • Luvas de proteção

  • Manuais de reparação (opcional)

  • Óculos de segurança

  • Calços de roda

Coloque uma bandeja de drenagem embaixo do veículo .

Remova o bujão de drenagem (se equipado). Algumas panelas de transmissão têm um bujão de drenagem montado na panela. Solte o plugue usando uma catraca ou chave inglesa. Em seguida, remova-o e permita que o fluido despeje na panela de drenagem de óleo.

Alguns veículos, principalmente domésticos, têm um filtro de transmissão. Para acessar esse filtro e drenar o fluido de transmissão, o cárter de transmissão deve ser removida.

Solte os parafusos do prato da transmissão. Para remover o cárter, remova todos os parafusos de retenção dianteiros e laterais. Em seguida, solte os parafusos de retenção traseiros algumas voltas e solte ou solte a panela.

Permita que todo o fluido seja drenado.

Remova a bandeja de transmissão . Remova os dois parafusos da bandeja traseira, puxe a bandeja para baixo e remova a junta.

Remova o filtro de transmissão . Remova todos os parafusos de retenção do filtro (se equipado). Em seguida, puxe o filtro de transmissão para baixo.

Remova o selo da tela de captação da transmissão (se equipado) . Remova a vedação da tela de captação da transmissão dentro do corpo da válvula com uma chave de fenda pequena.

Cuidado para não entalhar o corpo da válvula no processo.

Instale o novo selo da tela de recebimento . Instale a nova vedação do tubo de captação no tubo de captação do filtro de transmissão.

Instale o novo filtro de transmissão . Insira o tubo de coleta no corpo da válvula e empurre o filtro para cima.

Reinstale os parafusos de retenção do filtro até que estejam firmes.

Limpe a bandeja de transmissão . Remova o filtro antigo da bandeja de transmissão. Em seguida, limpe a panela usando um pano sem fiapos.

Reinstale a bandeja de transmissão. Posicione a nova junta na panela. Instale a panela e prenda-a com os parafusos de retenção.

Aperte os retentores até ficarem firmes. Não aperte demais os parafusos ou você vai empenar a bandeja de transmissão.

Se tiver alguma dúvida, consulte o manual de reparo do veículo para obter as especificações exatas de torque.

O serviço ainda não está completo, seguem-se várias etapas de montagens, verificações e testes.

Pensando bem não seria melhor programar o serviço de substituição de fluidos de transmissão com a Euro RS e deixar ao cargo de técnicos treinados e equipados, a um preço justo?

 

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