Câmbio DSG vs Câmbio Automático Tradicional

CÂMBIO DSG VS CÂMBIO AUTOMÁTICO TRADICIONAL

No passado, se você estivesse comprando um carro novo, teria duas opções quando se tratasse de sua caixa de velocidades - manual ou automática. Atualmente, embora exista outra opção de transmissão a ser considerada, a caixa de câmbio de marchas diretas, que é mais comumente descrita usando seu acrônimo DSG, e também é conhecida como caixa de câmbio de dupla embreagem.

Do banco do motorista, é muito provável que você não saiba necessariamente a diferença entre uma caixa de câmbio DSG e uma automática - os controles são praticamente idênticos e um DSG tende a mudar de marcha da mesma maneira suave que um automóvel tradicional.

 

DSG vs um automático convencional

Então, quais são as diferenças entre um automático e um DSG e é melhor comprar um sobre o outro? Uma caixa de engrenagens DSG é efetivamente duas caixas de engrenagens em uma, conectadas ao motor por dois eixos de transmissão. Além de duas caixas de engrenagens, também existem duas embreagens e ambas as caixas de engrenagens e embreagens são operadas hidraulicamente por um sistema mecatrônico (efetivamente uma combinação de mecânica e eletrônica).

Em uma automática tradicional, o acionamento do motor é levado para a caixa de velocidades por meio de um conversor de torque, enquanto em um manual isso é feito pela embreagem. Embora um conversor de torque ofereça trocas de marchas suaves, ele usa um fluido hidráulico espesso que é menos eficiente que um sistema baseado em embreagem.

A vantagem do DSG em relação a um automático convencional é que a caixa de engrenagens que não está em uso em um determinado momento é capaz de descobrir qual engrenagem você provavelmente deseja a seguir e a preparará para uso. Isso permite trocas de marcha suaves e rápidas. Para fazer isso, uma unidade de controle eletrônico da transmissão utiliza informações como velocidade do motor, velocidade da estrada, posição do acelerador e modo de direção para selecionar a marcha ideal e determinar o ponto de mudança ideal. Cada mudança pode ser realizada em menos de quatro centésimos de segundo, embora os sistemas de alguns fabricantes sejam mais rápidos que outros.

No nosso próximo artigo continuaremos falando um pouco mais sobre este tipo de caixa de câmbio e vamos abordar outros assuntos importantes como custo e dirigibilidade, nos acompanhe.


Compartilhe:



TOPO