O VEÍCULO VIBRA AO FREAR. PODE SER O CÂMBIO AUTOMÁTICO?

O VEÍCULO VIBRA AO FREAR. PODE SER O CÂMBIO AUTOMÁTICO?

Se o seu carro treme ou vibra enquanto você está parando, não há necessidade de culpar a transmissão automática. Uma transmissão saudável é capaz de mudar de marcha sem problemas. Quando uma transmissão automática está com problemas, você pode perceber uma sensação tremenda à medida que engata cada marcha. Porém, com mais frequência, tremer enquanto o pedal do freio está acionado, especialmente na dianteira, está relacionado ao freio.

Outras trepidações, como trepidações do carro quando parado, podem estar relacionadas à falhas de ignição do cilindro ou montagens danificadas do motor ou mesmo da transmissão.

 

O que é esse cheiro - vazamentos e cheiros

A muitas senão a maioria das transmissões automáticas são unidades seladas; portanto, se o fluido é identificado, geralmente há um problema. Vazamentos acompanhados por um cheiro de queimado, no entanto, podem ser motivo de preocupação, seja do motor, da transmissão automática ou de outro local. Vazamentos de óleo e outros fluidos podem causar um cheiro de queimado, pois eles pingam no motor ou escapamento e queimam. Se o vazamento vier da transmissão, o cheiro poderá ser diferente.

O trabalho do fluido de transmissão é lubrificar os componentes internos e agir como refrigerante para impedir o superaquecimento do sistema. Odores doces queimados decorrentes da transmissão indicam que o fluido da transmissão não está mais realizando sua tarefa e as engrenagens podem estar superaquecendo devido a muito atrito.

 

Dê-me um sinal - Verifique a luz do motor

Talvez o indicador mais óbvio de que algo esteja errado com seu veículo, câmbio automático ou não, seja a luz de verificação do motor acendendo. A luz do mecanismo de verificação pode indicar vários problemas sob o capô. Quando a transmissão acende a luz, normalmente os sensores dentro do veículo reconhecem vibrações ou outros problemas sutis que podem não ser imediatamente reconhecidos pelo motorista. A luz do mecanismo de verificação pode acender se a transmissão estiver superaquecendo, o fluido da transmissão estiver muito baixo, os sensores estiverem com defeito e por muitos outros motivos.

A melhor maneira de determinar qual é a causa e como deve ser corrigida é consultar um técnico profissional. Um técnico poderá executar diagnósticos e determinar se a sua transmissão é responsável ou apenas um reparo menor é necessário.


Compartilhe:



TOPO