Nesta colaboração exclusiva entre o Portal Meu Câmbio Automático e a EURO RS - Câmbios Automáticos, trouxemos a explicação rápida e direta sobre o que é um câmbio automático e como ele funciona!
Preparados para sanar suas dúvidas? Então vamos lá!
O câmbio automático é uma das principais mudanças tecnológicas do setor automotivo, tornando a condução de carros cada vez mais segura e inteligente.
Entre tantas transformações e novos modelos, os automáticos se destacam como sinônimos de conforto e facilidade para o condutor.
Para te ajudar a saber o que é um câmbio automático, separamos neste artigo todas as informações mais relevantes. Confira!
Como funciona o sistema de transmissão de um carro
O sistema de transmissão de um carro é o responsável por transferir a potência do motor para os pneus, que estão em contato com o solo. Essa transferência ocorre através de uma série de componentes.
O processo em um automóvel com motor dianteiro, mas que possui tração traseira, se desenvolve a partir da embreagem, pela caixa de câmbio, pelo eixo de transmissão (ou cardan) e pelo diferencial, até chegar às rodas de trás.
O que é um câmbio automático?
Em resumo, o câmbio automático funciona sem que o motorista precise fazer a troca de marchas. Em um carro automático o condutor só precisa se preocupar em acelerar e frear.
O funcionamento acontece por meio de um conversor de torque aliado ao câmbio, com discos que se movem através da pressão do óleo. Ou seja, o sistema de câmbio automático, na prática, é um mecanismo de escala para distribuição de torque e potência do motor. Conforme o carro desenvolve velocidade, cada marcha dita uma relação entre velocidade e força.
O conforto de dirigir um carro automático tem conquistado os brasileiros, estudos apontam que o interesse por carros automáticos está quase 70% maior no Brasil atualmente.
O futuro do motorista brasileiro e do mercado automotivo nacional apontam para um caminho de conforto e acessibilidade na condução.
Como funciona um câmbio automático?
Os carros com câmbio automático têm por característica a praticidade, conforto e segurança.
Nos modelos automáticos, a alavanca de marchas traz consigo algumas letras e siglas diferentes. No primeiro momento pode causar estranheza para o condutor, mas são bastante intuitivas e uma vez aprendidas, não devem causar problemas.
Foto: câmbio automático
As siglas são 4, sendo o significado das letras:
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P: “parking” ou estacionamento em português, é utilizada quando o veículo estiver parado;
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R: Utilizado para dar ré no veículo;
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N: neutro ou ponto morto;
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D: “drive” ou dirigir em português, é utilizada para colocar o veículo em movimento.
Uma vez que o motorista colocar no “Drive”, a central eletrônica do carro vai assumir as trocas de marcha e realizá-las de acordo com a rotação do motor e a velocidade do veículo.
O funcionamento do câmbio automático é todo pensado para fornecer comodidade e performance na hora de dirigir o seu carro.
Aqui no portal MCA além de você saber o que é um câmbio automático, já preparamos um artigo com dicas para motoristas iniciantes no mundo do câmbio automático. Lá, além de desenvolvermos um pouco mais sobre as posições do câmbio automático, também falamos sobre outros processos sobre o “dirigir automático”. Que tal conferir?
>>> Acessar artigo: Nunca dirigi um carro com câmbio automático. E agora?
Quais os tipos de câmbio automático?
Hoje em dia, existem quatro tipos de câmbio que podem ser considerados automáticos, cada um com suas particularidades. A seguir vamos falar um pouco sobre cada um deles.
Câmbio automático
O tipo de câmbio automático mais conhecido, funciona com um agregado de discos, que representam cada marcha.
Em um carro automático, um conversor de torque envia a força do motor para o câmbio fazendo uso de um sistema hidráulico. Conforme a pressão do pé do motorista no acelerador, o sistema muda as engrenagens e troca as marchas conforme as necessidades de rotação do motor e velocidade do veículo.
Câmbio automatizado
Nesse tipo de câmbio o funcionamento se dá através de um sistema de dupla embreagem que agiliza a troca de marcha e funciona por meio de um sistema eletro-hidráulico.
Nele, os sensores elétricos fazem a leitura das alterações de velocidade e informam à embreagem e à marcha hidráulica, assim elas se ajustam.
Câmbio CVT
O câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável) tem como seu principal diferencial o fato de não funcionar com um número fixo de marchas, e sim, como se tivesse uma infinidade delas.
O funcionamento se dá por meio de duas polias de diâmetro variável, que trabalham para encontrar a melhor relação entre potência e torque. Conforme a condução do veículo, o câmbio responde à pressão que o condutor faz no pedal de aceleração. Dessa forma, ele funciona com uma única marcha, que simula uma infinidade de trocas, ao invés de um sistema tradicional.
Câmbio DSG
O câmbio DSG ou “câmbio com as trocas diretas” funciona por meio de duas embreagens que controlam dois conjuntos de engrenagens. Na prática, é como se o carro tivesse dois câmbios dentro de uma única caixa.
Por isso, quando o carro está rodando em primeira marcha, a segunda já está engatada. Dessa forma a mudança de embreagem ocorre imediatamente.
>>> Saiba mais sobre os diferentes tipos de câmbio automático
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Agora que você já sabe mais sobre o que é e o que é um câmbio automático e como ele funciona, é preciso também estar atento a detalhes de manutenção e cuidado, para poder usufruir de forma plena do seu câmbio, aumentando a vida útil dele e economizando o seu bolso também.
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