O câmbio automático é uma das partes mais importantes de um veículo, mas muitas vezes as boas práticas de condução são negligenciadas pelos motoristas: seja por falta de conhecimento ou por falta de prática.
No entanto, ao evitar alguns equívocos comuns que podem afetar significativamente o desempenho do câmbio automático, você poderá economizar muito com reparos no veículo aumentando, inclusive, sua vida útil.
Para ajudar você a descobrir como cuidar bem do seu automático, elaboramos este artigo em parceria com o Portal Meu Câmbio Automático. Invista alguns minutos neste aprendizado: vale a pena! Aproveite.
1. Engatar a Ré (R – Reverse) com o carro em movimento
Acionar a marcha a ré (R - Reverse) enquanto o veículo ainda está em movimento é um equívoco comum, especialmente em situações de pressa. O motorista muitas vezes não aguarda a completa parada do carro para mudar a posição da alavanca de câmbio de D (Drive) para R (Reverse), ou vice-versa.
Da mesma forma, mudar de câmbio de R (reverse) para D (drive) para antes que o veículo esteja completamente parado, também é um erro comum em situações de pressa ou condutores inexperientes com veículos automáticos.
Essa impaciência pode acarretar sérios danos à transmissão e seus componentes, ocasionando o desgaste ou até a quebra de engrenagens, buchas, entre outras peças. Ao alternar as marchas opostas com o veículo em movimento, a transmissão desempenha o papel dos freios para deter o carro, o que provoca um desgaste acentuado e resulta em manutenções caras.
>>> Saiba mais sobre a posição R do câmbio automático
>>> Saiba mais sobre a posição D do câmbio automático
2. Engatar a posição P (Parking) ao estacionar em Aclives ou Declives acentuados
Quando estacionar seu carro automático em Aclives (subidas) ou Declives (descidas) acentuados, você posicionar direto a alavanca na posição P (Parking), pois o veículo poderá ter um forte solavanco quando você for dar a partida novamente - o que pode comprometer o funcionamento de várias estruturas internas da transmissão.
Sendo assim, o procedimento correto é: primeiro posicionar o câmbio em N (neutro), puxar o freio de estacionamento (de mão), soltar totalmente o freio de serviço (de pé), de modo que o veículo transfira todo o seu peso para o freio de estacionamento (de mão). Depois disso, pise novamente no freio e mude a posição do câmbio do Neutro para o Parking. Assim você consegue evitar o solavanco e aumentar a vida útil da sua transmissão.
3. Engatar a posição P(Parking) antes do carro estar completamente parado
A letra P significa Parking, que em português quer dizer estacionamento. A principal função da posição P é impedir que o veículo se movimente sozinho, mantendo-o travado quando estacionado. Entretanto, é um equívoco cometer o erro de usá-la para parar o carro enquanto ainda está em movimento - erro semelhante aos descritos nos dois primeiros itens deste artigo.
Carros mais modernos geralmente não permitem essa falha, pois possuem sensores de velocidade que bloqueiam esse comportamento. Porém, se o veículo não dispõe desse tipo de dispositivo, é importante lembrar que essa prática pode causar danos consideráveis à transmissão, acarretando em custos elevados de manutenção. Portanto, é essencial utilizar corretamente a posição P apenas quando o veículo estiver completamente parado.
>>> Saiba mais sobre a posição P do câmbio automático
4. Engatar posição N quando parar no semáforo
Muitas pessoas erroneamente acreditam que deixar o câmbio do carro na posição D (Drive) enquanto ele está parado causa desgaste desnecessário na transmissão. Entretanto, essa informação é completamente falsa e pode levar o veículo à oficina mais cedo do que o necessário.
Na verdade, é recomendável manter o câmbio no D quando parar em um semáforo, por exemplo.
Isso porque carros automáticos são equipados com um sistema interno eletrônico que identifica que o veículo está parado quando as rodas não estão em movimento e o câmbio está na posição D. Identificando este cenário, a transmissão desacopla o sistema, fazendo com que não haja desgaste algum da transmissão quando o veículo não está em movimento.
Além disso, quando o D está engatado, o sistema hidráulico permanece pressurizado, garantindo a lubrificação adequada dos componentes da transmissão. Por outro lado, quando o câmbio está na posição N (Neutro), o fluxo de óleo é menor, o que pode resultar em engrenagens sem lubrificação suficiente ao engatar a primeira marcha, levando à quebra dos componentes.
Vale atentarmos também para os riscos de acidentes causados por este mau hábito. Deixar o carro em ponto morto (N) enquanto ele está parado reduz o controle do motorista, o que pode ser perigoso em situações de emergência. Além disso, outra prática perigosa é colocar o veículo em ponto morto (N) enquanto estiver em movimento, principalmente em descidas íngremes. Essa ação pode prejudicar seriamente a transmissão, além de reduzir o controle do carro e aumentar o risco de acidentes.
Portanto, é importante evitar esse erro e manter o câmbio no D quando o veículo estiver parado no semáforo. Bem como, é essencial evitar esses hábitos inadequados para garantir o bom funcionamento do veículo e a segurança dos ocupantes.
>>> Saiba mais sobre a posição N do Câmbio automático
5. Engatar no N em descidas e descer “na banguela”
Os carros automáticos mais recentes foram desenvolvidos para economizar combustível mesmo quando a marcha está no modo D, como em situações de descida ou desaceleração. Isso porque eles cortam momentaneamente o fornecimento de combustível nessas condições.
Sendo assim, deixar o carro descer em ponto morto é um grande erro, pois não só não economiza combustível, mas também coloca o motorista em uma posição de menor controle e maior risco.
Isso porque quando a posição N é acionada em uma descida a 80km por hora, por exemplo, a bomba enviará pressão mínima de óleo como se o carro estivesse parado. No entanto, todo o conjunto de diferencial e peças móveis do câmbio, que estão conectadas às rodas, permanecerão girando em alta velocidade.
Outro fator importante a considerar é que, ao retornar do N para alguma marcha, o motor sairá de uma rotação mínima, o que fará com que a bomba de óleo da transmissão fique dessincronizada com o motor.
Como resultado, pode acarretar em danos internos na transmissão devido ao superaquecimento ou à falta de lubrificação adequada. Portanto, é importante evitar esse hábito prejudicial e manter o câmbio sempre engatado durante a condução do veículo.
>>> Aprenda mais sobre as boas práticas de condução de carros automáticos
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