Se você fez alguma pesquisa superficial sobre os câmbios automáticos e como eles funcionam, você pode ter encontrado o conversor de torque . De fato, se você já procurou problemas comuns de transmissão, sem dúvida verá o conversor de torque mencionado. Qual é esse componente misterioso do câmbio automático? E por que está lhe causando tantos problemas?
O conversor de torque
O conversor de torque é um tipo de acoplamento de fluido. Também conhecido como acoplamento hidráulico, é um dispositivo usado para transmitir potência mecânica em rotação. É uma alternativa a uma embreagem mecânica. Portanto, o conversor de torque é um deles e transfere a potência rotativa gerada pelo motor para uma carga acionada rotativa. Em um veículo de cambio automático, o conversor de torque conecta a fonte de energia à carga. O conversor de torque normalmente está localizado entre a placa flexível do motor e a transmissão. Para um veículo de câmbio manual, o componente equivalente seria a embreagem mecânica.
A principal característica de um conversor de torque é sua capacidade de multiplicar o torque. Isso é fundamental. O acoplamento simples de fluido pode corresponder à velocidade de rotação, mas não pode multiplicar o torque. Como resultado, o uso de um conversor de torque permite mais energia. Alguns conversores de torque também são equipados com um mecanismo de "travamento". Um travamento liga rigidamente o motor à transmissão quando suas velocidades são quase iguais, a fim de evitar derrapagens e uma perda de eficiência resultante.
Problemas do conversor de torque
O conversor de torque pode estar envolvido em muitos problemas de câmbio . Não é que esses dispositivos sejam mal projetados, eles são tão essenciais para a função da transmissão que, se algo der errado, provavelmente será afetado. Como ilustração disso, é procedimento padrão substituir o conversor de torque nas revisões do câmbio automático também conhecido como reforma do câmbio automático, envolvem a remoção da transmissão do chassi, desmontando peça por peça, inspecionando todas as peças, limpando as que ainda estão boas e substituindo as danificadas. Mas bons técnicos não se arriscam nos conversores de torque, eles apenas os substituem.
Sintomas dos problemas do conversor de torque
Os conversores de torque nem sempre são a causa dos seus problemas de transmissão. De fato, eles raramente são a causa. Mas eles quase sempre são afetados por qualquer problema que sua transmissão tenha. A conclusão de tudo isso: problemas no conversor de torque raramente ocorrem isoladamente. Se você tiver um problema com seu conversor de torque, provavelmente terá um problema com sua transmissão de maneira mais ampla e deverá levar seu veículo a uma oficina de transmissão para inspeção. Mas como você pode saber se tem algum problema com o seu conversor de torque? Bem, alguns dos sintomas de problemas são:
- Superaquecimento
- Deslizamento
- Estremecendo
- Fluido de transmissão sujo
- Altas velocidades de estol
- Barulhos estranhos, como zumbidos ou batidas
Não tem certeza se o seu conversor de torque é o problema? Não se preocupe, nossa inspeção de verificação deve descobrir se há algum problema no seu conversor de torque ou em qualquer outra parte da sua transmissão. Para saber mais ou nossos serviços, entre em contato conosco.
Compartilhe: