Posição N: Como fazer o uso racional das posições da alavanca do câmbio automático?

POSIÇÃO N: COMO FAZER O USO RACIONAL DAS POSIÇÕES DA ALAVANCA DO CÂMBIO AUTOMÁTICO?

Nesta colaboração exclusiva entre o Portal Meu Câmbio Automático e a EURO RS - Câmbios Automáticos, trouxemos esse artigo onde explicamos sobre a Posição N do câmbio automático e como fazer uso racional das posições da alavanca.

Afinal, quando usar a Posição N em um carro automático? Não se deixe guiar apenas pela sua intuição – aprenda em detalhes neste artigo, pois pode acabar cometendo sérios equívocos.  

Para ajudar você a conduzir seu carro automático com muito mais segurança, criamos uma webserie especial que estamos trabalhando todas as posições da alavanca.

O foco desse conteúdo é ter uma linguagem acessível e aplicação prática, para você realmente sair desta leitura sabendo o que fazer.

Pontualmente hoje, abordaremos a posição N, indicando as situações em que você deve e que você não deve utilizá-la.

Além do texto, você poderá consultar também uma vídeo aula gratuita do Donofre, do canal de YouTube Tração Positiva, que é parceiro do Portal Meu Câmbio Automático. 

Confira esse conteúdo em vídeo

Para entender melhor, confira também esse mesmo conteúdo sendo explicado em vídeo-aula e beneficie-se com toda a didática do professor Donofre!

Posição N na Alavanca do Câmbio Automático

A  posição N, de Neutro (ou Neutral)  é  semelhante à posição P, de Park.  Porém, no Park há uma trava mecânica fazendo a segurança da caixa.

Aqui, no Neutro, nós não temos essa trava, então o carro fica com as rodas liberadas.  É como quando o câmbio manual fica em  “ponto morto”. Ou seja: não tracionado. 

Uma das maiores dúvidas dos condutores de automáticos, é se devem utilizar o Neutro quando o carro está parado no farol (semáforo, sinaleira).

Muitos pensam que esta é a melhor opção para evitar que o carro fique “patinando a embreagem”. No entanto, a conduta correta é manter o carro na posição D, de Drive.

Devemos levar em conta que o conversor de torque é a peça que faz a ligação entre o motor e o câmbio, como se fosse substituindo a embreagem de um carro manual. 

Porém, a ligação entre disco e platô em um carro manual é totalmente mecânica.

Já no caso dos automáticos, essa ligação não é direta: o acoplamento ocorre  através do fluido. É o óleo da transmissão automática que converte o torque gerado pelo motor no eixo virabrequim, para entrar no eixo de entrada da transmissão. 

Sendo assim, ao parar no sinal vermelho você deve manter o carro engatado em Drive – independente se irá usar o freio de serviço (pedal) ou de estacionamento (de mão).

Quando usar a Posição N na Alavanca do Câmbio Automático?

Uma das principais situações de uso é quando o carro tem algum problema e você não consegue ligar o motor. Para colocá-lo na plataforma de um reboque, por exemplo, deve utilizar a posição N.  

Outra situação de uso comum da posição N é ajustar a posição do veículo em um elevador, durante uma manutenção.

Em algumas regiões do país ainda é usado o balanceamento local, no qual o mecânico usa uma máquina que prende uma roda e gira a outra, em uma velocidade específica, para conseguir balancear.

Mas, nesses casos, fique atento: essa conduta é extremamente prejudicial para o carro automático.

Além de nunca fazer este tipo de balanceamento, você também jamais deve rebocar o carro automático com um cambão. Aliás, este tipo de reboque já é proibido por lei há muito tempo. 

O certo é sempre usar um guincho especializado, principalmente em carros automáticos, automatizados CVT e DSG. Sem o funcionamento da tração, as rodas nunca podem estar virando.

Fique de olho, pois essa negligência pode gerar reparos extremamente caros.

 


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