Nesta colaboração exclusiva entre o Portal Meu Câmbio Automático e a EURO RS - Câmbios Automáticos, trouxemos esse artigo onde explicamos sobre a Posição N do câmbio automático e como fazer uso racional das posições da alavanca.
Afinal, quando usar a Posição N em um carro automático? Não se deixe guiar apenas pela sua intuição – aprenda em detalhes neste artigo, pois pode acabar cometendo sérios equívocos.
Para ajudar você a conduzir seu carro automático com muito mais segurança, criamos uma webserie especial que estamos trabalhando todas as posições da alavanca.
O foco desse conteúdo é ter uma linguagem acessível e aplicação prática, para você realmente sair desta leitura sabendo o que fazer.
Pontualmente hoje, abordaremos a posição N, indicando as situações em que você deve e que você não deve utilizá-la.
Além do texto, você poderá consultar também uma vídeo aula gratuita do Donofre, do canal de YouTube Tração Positiva, que é parceiro do Portal Meu Câmbio Automático.
Confira esse conteúdo em vídeo
Para entender melhor, confira também esse mesmo conteúdo sendo explicado em vídeo-aula e beneficie-se com toda a didática do professor Donofre!
Posição N na Alavanca do Câmbio Automático
A posição N, de Neutro (ou Neutral) é semelhante à posição P, de Park. Porém, no Park há uma trava mecânica fazendo a segurança da caixa.
Aqui, no Neutro, nós não temos essa trava, então o carro fica com as rodas liberadas. É como quando o câmbio manual fica em “ponto morto”. Ou seja: não tracionado.
Uma das maiores dúvidas dos condutores de automáticos, é se devem utilizar o Neutro quando o carro está parado no farol (semáforo, sinaleira).
Muitos pensam que esta é a melhor opção para evitar que o carro fique “patinando a embreagem”. No entanto, a conduta correta é manter o carro na posição D, de Drive.
Devemos levar em conta que o conversor de torque é a peça que faz a ligação entre o motor e o câmbio, como se fosse substituindo a embreagem de um carro manual.
Porém, a ligação entre disco e platô em um carro manual é totalmente mecânica.
Já no caso dos automáticos, essa ligação não é direta: o acoplamento ocorre através do fluido. É o óleo da transmissão automática que converte o torque gerado pelo motor no eixo virabrequim, para entrar no eixo de entrada da transmissão.
Sendo assim, ao parar no sinal vermelho você deve manter o carro engatado em Drive – independente se irá usar o freio de serviço (pedal) ou de estacionamento (de mão).
Quando usar a Posição N na Alavanca do Câmbio Automático?
Uma das principais situações de uso é quando o carro tem algum problema e você não consegue ligar o motor. Para colocá-lo na plataforma de um reboque, por exemplo, deve utilizar a posição N.
Outra situação de uso comum da posição N é ajustar a posição do veículo em um elevador, durante uma manutenção.
Em algumas regiões do país ainda é usado o balanceamento local, no qual o mecânico usa uma máquina que prende uma roda e gira a outra, em uma velocidade específica, para conseguir balancear.
Mas, nesses casos, fique atento: essa conduta é extremamente prejudicial para o carro automático.
Além de nunca fazer este tipo de balanceamento, você também jamais deve rebocar o carro automático com um cambão. Aliás, este tipo de reboque já é proibido por lei há muito tempo.
O certo é sempre usar um guincho especializado, principalmente em carros automáticos, automatizados CVT e DSG. Sem o funcionamento da tração, as rodas nunca podem estar virando.
Fique de olho, pois essa negligência pode gerar reparos extremamente caros.
Compartilhe: