A montadora argumenta que o reparador independente procura o lucro imediato, orientando o cliente a fazer a substituição em intervalos menores, usando produtos mais baratos e que não atendem aos requisitos técnicos mais exigentes dos fabricantes de transmissões automáticas. Pode eventualmente ser um argumento real, mas não necessariamente.
Para os casos do reparador especializado, que investiu na especialização com equipamentos, ferramental e treinamento, e com o contato pessoal, conhecendo diariamente as dores do seu cliente, seleciona produtos que atendam a necessidade de agregar valor ao serviço e se importar que não sejam causados problemas que levem algum prejuízo, não somente em dinheiro, mas também em reputação, para si ou para o seu cliente.
Lembramos que muitos reparadores conceituados usam produtos ou materiais em seus serviços que excedem os requisitos de performance dos fluidos especificados pelas montadoras, atendendo melhor às demandas do cliente e dos seus processos de trabalho, mas ainda são vistos com certa desconfiança pelos serviços de pós vendas das montadoras como "fluído inadequado".
Temos conhecimentos disso por observar que, não raro, concessionárias têm "condenado" uma transmissão por notarem que houve uma troca de fluido por uma oficina independente fora da sua rede, não tendo sido aplicado a recomendação da montadora. Trata-se de políticas corporativas dizendo que o fluido nunca deve ser trocado e que está fora das suas orientações constantes no manual do proprietário do veículo. Preparamos tópicos para sinalizar algumas questões que devem ser consideradas sempre que ocorrerem problemas envolvendo o fluido do seu veículo com câmbio automático:
- Fabricantes de câmbios automáticos se diferem das montadoras de veículos na maioria dos casos;
- Fabricantes de transmissões automáticas dificilmente sugerem trocas com mais de 100.000 km;
- Nem todos os câmbios possuem líquido vermelho, isso é importante saber;
- Caixas com recomendações para a não troca do fluido (long life, full life) são geralmente orientações do manual elaborado pela montadora, divergentes com as orientações do fabricante do câmbio automático;
- Todo fabricante de óleo de câmbio dá prazo de validade para seu fluido, portanto, todos os fabricantes de câmbio automático e todas as montadoras deveriam trazer o período de troca do óleo tanto em km, quanto em prazo por tempo de validade.
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